segunda-feira, 13 de maio de 2013

Alcântara Cyclone Space

Em sociedade com o governo da Ucrânia, governo brasileiro controe Base Espacial Civil ao lado da Base militar brasileira. 

Alcântara Cyclone Space (ACS) é uma empresa pública binacional de capital brasileiro e ucraniano constituída em 31 de agosto de 2006 com o objetivo de comercialização e lançamento de satélites utilizando o Foguete Espacial Ucraniano Cyclone - 4 a partir do Centro de Lançamento de AlcântaraA concretização da criação da empresa foi realizada em 21 de outubro de 2003, na assinatura do Tratado de Cooperação de Longo Prazo na Utilização do Veículo de Lançamento Cyclone-4, onde qualquer país poderá fazer um lançamento através deste foguete.


As negociações entre os dois governos iniciaram-se formalmente em 18 de novembro de 1999, com a assinatura do Acordo-Quadro sobre a Cooperação de Usos Pacíficos do Espaço Exterior. O investimento inicial de cada país foi estipulado em 80 milhões de dólares e que, no caso brasileiro, seria feito pela Empresa Brasielira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero). Em março de 2009, o Governo brasileiro aumentou o capital financeiro da empresa em 100 milhões de reais, sendo 50 milhões responsabilidade de cada um dos governos.


Nossa equipe esteve visitando a cidade e soubemos da BASE CIVIL (projeto faraônico ainda em construção). Oficializamos um pedido para visitação que não foi autorizado, sob alegação de não sermos cidadãos civis. Constatamos que as obras estão a todo vapor e sendo executadas por duas grandes construtoras; a Camargo Corrêa e a Odebrecth. Alcântara, o melhor espaço-porto do planeta, está prestes a ter duas bases espaciais, uma militar e em breve uma civil. Fizemos estas fotos acima no escritório da Cyclone Space, e agora aguardamos o convite para conhecer o local, afinal, temos a benção da AEB.

Leia também:
http://alcantaraofilme.blogspot.com.br/2013/02/corrida-espacial-10022013-1539-programa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário