Em sociedade com o governo da Ucrânia, governo brasileiro controe Base Espacial Civil ao lado da Base militar brasileira.
Alcântara Cyclone Space (ACS) é uma empresa pública binacional de capital brasileiro e ucraniano constituída em 31 de agosto de 2006 com o objetivo de comercialização e lançamento de satélites utilizando o Foguete Espacial Ucraniano Cyclone - 4 a partir do Centro de Lançamento de Alcântara. A concretização da criação da empresa foi realizada em 21 de outubro de 2003, na assinatura do Tratado de Cooperação de Longo Prazo na Utilização do Veículo de Lançamento Cyclone-4, onde qualquer país poderá fazer um lançamento através deste foguete.
As negociações entre os dois governos iniciaram-se formalmente em 18 de novembro de 1999, com a assinatura do Acordo-Quadro sobre a Cooperação de Usos Pacíficos do Espaço Exterior. O investimento inicial de cada país foi estipulado em 80 milhões de dólares e que, no caso brasileiro, seria feito pela Empresa Brasielira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero). Em março de 2009, o Governo brasileiro aumentou o capital financeiro da empresa em 100 milhões de reais, sendo 50 milhões responsabilidade de cada um dos governos.
Nossa equipe esteve visitando a cidade e soubemos da BASE CIVIL (projeto faraônico ainda em construção). Oficializamos um pedido para visitação que não foi autorizado, sob alegação de não sermos cidadãos civis. Constatamos que as obras estão a todo vapor e sendo executadas por duas grandes construtoras; a Camargo Corrêa e a Odebrecth. Alcântara, o melhor espaço-porto do planeta, está prestes a ter duas bases espaciais, uma militar e em breve uma civil. Fizemos estas fotos acima no escritório da Cyclone Space, e agora aguardamos o convite para conhecer o local, afinal, temos a benção da AEB.
Leia também:
http://alcantaraofilme.blogspot.com.br/2013/02/corrida-espacial-10022013-1539-programa.html
Leia também:
http://alcantaraofilme.blogspot.com.br/2013/02/corrida-espacial-10022013-1539-programa.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário