quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

DallaPiazza cita Alq Blog em seus registros

Os arquivos do relatório feito pelo super conceituado especialista Henrique Emiliano Leite cita o Alq Blog em seus registros. Veja trecho abaixo. 
Leia mais no link: Fonte: https://dallapiazza.wordpress.com/

Análise Técnica do Relatório da Investigação do Acidente Ocorrido com o VLS-1 V03, em 22 de agosto de 2003, em Alcântara, Maranhão.


Fonte: https://dallapiazza.wordpress.com/

Fonte: Figura 41 apresentada em (COMAER, 2004) com uma imagem gerada às 13:26:06 da ignição do propulsor A em andamento mas sem a interferência elétrica gerada no Circuito Fechado de TV pela fonte de energia elétrica que causou a ignição do propulsor A do primeiro estágio do VLS-1 V03 entre os quadros 26 e 27 gerados às 13:26:05.
tudo indicando desta forma que a conexão dos fios dos detonadores AA, AB, DD e DC tenham sido realizadas em decorrência:
a. – da pressa que existia na preparação e montagem do Veículo, pois existe a informação de que haveria um churrasco no sábado para comemorarem o lançamento a ser realizado na segunda-feira, e/ou
b. – de uma conexão dos detonadores num momento inapropriado devido:
1 – à presença de tantos trabalhadores na Torre Móvel de Integração que ainda não tinham concluído suas respectivas tarefas e não foram comunicados que os fios dos detonadores dos propulsores A e D tinham sido conectados aos seus respectivos relés na Caixa de Relés e
2 – ao fato de que a tarefa de conexão dos fios dos detonadores aos seus respectivos relés deveria ser a última tarefa a ser realizada, após a evacuação dos trabalhadores do Sistema Plataforma de Lançamento.
Como as duas explicações acima não justificam por si só a conexão dos detonadores e esta justificativa não existe em lugar algum, fica a impressão de que ocorreu uma sabotagem naquela oportunidade, pois de acordo com a informação acima fornecida pelo ex-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia, Anísio de Arantes Gonçalves, um dos dois técnicos que faziam essa ligação disse a ele que ignitou e saiu porque se sentiu malfato este que demonstraclaramente que o técnico estava realizando uma tarefa que ele mesmo sabia que não poderia ter sido realizada.
Além disto, existe a seguinte informação disponível numa página da Internet em URL: http://alcantaraofilme.blogspot.com.br/2014/02/bomba-relogio.html
Olá, acabei de ler o texto. Sem comentar a parte técnica, até porque não trabalhei diretamente, por ex, na montagem de ignitores, mas em outro setor, posso dizer duas coisas: a primeira é que o sentimento e o temor de uma possivel sabotagem durante o projeto eram corriqueiros a época mesmo sem algo concreto; por outro lado, esse tipo de tecnologia, a mesma utilizada para produzir MÍSSEIS BALISTICOS NAO SE COMPRA NO COMERCIO. De modo que o desenvolvimento de tal projeto é árduo e sujeito a incidentes e acidentes. abs
Porém, nada descaracteriza o fato de ter ocorrido um acidente de trabalho, pois na definição legal de acidente de trabalho que encontra-se no site http://www.tst.jus.br/web/trabalhoseguro/resolucao                                                                     consta que o acidente de trabalho também é:
II – o acidente sofrido pelo segurado no local e no horário do trabalho, em consequência de:
a) ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho;
b) ofensa física intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho;
c) ato de imprudência, de negligência ou de imperícia de terceiro ou de companheiro de trabalho;
d) ato de pessoa privada do uso da razão;
e) desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior;
Conforme os apontamentos por mim anotados em sala de aula na Fundação Getúlio Vargas (FGV), numa das matérias do curso de especialização em Administração da Saúde e Segurança do Trabalho concluído em julho de 1997, as culpas existentes são classificadas em razão da responsabilidade ser:
Direta:
a. – Imperícia = Descumprimento, pelo profissional, de princípio, norma técnica ou científica.
b. – Imprudência = Falta de cuidado, de cautela.
c. – Negligência = Desídia, desleixo, falta de zelo.
ou
Indireta:
a. – “in vigilando” (falta de vigilância de pessoas ou coisas)
b. – “in eligendo” (má escolha de prepostos ou empregados)
c. – “in custodiendo” (falta de guarda devida de coisa, animal ou pessoa)
Para o Estado a culpa é objetiva, bem como para as atividades que envolvem Energia nuclear e Transportes em geral (pessoas ou coisas).
Baseado na classificação acima, ocorreram as seguintes culpas decorrentes das responsabilidades pela conexão antecipada dos detonadores AA, AB, DD e DC:

Nenhum comentário:

Postar um comentário