terça-feira, 21 de maio de 2013

Alcântara


                                                            “ ALCÂNTARA”
                                          Um filme de Miriam Rezende Gonçalves

Apresentação

Carlos Alberto Pedrini, engenheiro mecânico, trabalhava no projeto Veículo Lançador de Satélites da Aeronáutica e morreu misteriosamente. “Alcântara” é o resultado dessa pesquisa que comecei há 9 anos, quando eu e minha família fomos surpreendidos pela notícia da explosão da torre de Lançamento de Alcântara, em 2003. Carlos foi condecorado como HERÓI e recebeu as mais altas comandas que um civil pode receber no país. Carlos era um idealista que perdeu precocemente a vida acreditando que o Brasil poderia conquistar o espaço. Carlos era meu primo e é a ele que dedico este trabalho.

Alcântara – palavra árabe que significa “a ponte” – é uma cidadezinha do estado do Maranhão com localização privilegiada, o lugar mais próximo da linha do Equador. Isso quer dizer que qualquer satélite que saia de suas bases tem uma economia de 30% em seu lançamento. Essa península sempre foi muito disputada e é parte de um projeto para se tornar o melhor espaço-porto do planeta, inclusive cobiçada a se tornar território internacional, sob fortes protestos nacionalistas.

Alcântara é um território cercado de interesses diversos e difusos, alguns públicos e conhecidos, outros ocultos e misteriosos. O Programa Espacial Brasileiro começa uma nova fase de pesquisa e pioneirismo tecnológico com a reconstrução da base de lançamento em Alcântara. Ao lado disso, volta-se a falar do interesse internacional sobre a Amazônia e o controle aéreo da região, através do nebuloso projeto Sivam. (Ex) Quilombolas reivindicam o lugar como altar de seus ancestrais, um solo sagrado que precisa ser vigiado à todo custo. Estudiosos de óvnis, alegam que Alcântara é um porto de embarque e desembarque de objetos voadores não-identificados, com relatos de avistamentos e contatos de 3.º grau e 4.º graus. 

O roteiro dramatúrgico de “Alcântara” é um thriller de suspense que foi selecionado para o “Laboratório de Roteiro de Longa-Metragem”, do dramaturgo cubano Eliseo Altunaga e aprovado para o seminário “Histórias de Roteiristas 2012”, do Núcleo de Audiovisual da Universidade Mackenzie. Esta história é apresentada em formato de longa-metragem com forte potencial para se transformar num seriado especial de TV. Este projeto quer revelar ao  público brasileiro que o país tem um adiantado e sério Programa Espacial que envolve centenas de pessoas, especialistas, técnicos e intelectuais dedicados a desenvolver uma tecnologia própria. Poucas vezes tratado pela cinematografia nacional, o filme quer revelar este universo dos avanços da ciência e da tecnologia aeroespacial brasileira.

4 comentários:

  1. Os illuminatis sabem de tudo isto,por isso querem impedir que pessoas boas tenham acesso à este ponto,querem controlá-lo para seus interesses lucrativos e de poder sobre a humanidade !! Mas eles não vão conseguir !!

    ResponderExcluir
  2. A minha Análise Técnica do acidente esclarece muitas dúvidas sobre o acidente e necessita do vídeo gravado durante a manhã do dia do acidente, a fim de podermos comparar o sinal da interferência ocorrida no quadro 27 às 13:26:05, durante a ignição do propulsor A, com o sinal gerado no vídeo durante a medição da resistência do aterramento da mesa do foguete. A Análise Técnica encontra-se em URL: < http://dallapiazza.wordpress.com/ >.

    ResponderExcluir
  3. Não entendi muito bem. É um filme? É um seriado? Já foi lançado o filme/seriado? Quando é a data prevista pra lançá-lo? Vai ser uma espécie de teoria da conspiração? Pq realmente Alcântara é um prato cheio pra essas coisas. Por favor, respondam as minhas perguntas.

    ResponderExcluir
  4. Olá Carlos Eduardo. O projeto tem formato um filme com forte potencial para se transformar em seriado. No momento, ainda é um roteiro sendo trabalhado para ser filmado. A abordagem dramatúrgica você terá que aguardar e assistir o filme que ainda não foi vendido, mas temos a expectativa que em 2016 esteja nos cinemas. ABS

    ResponderExcluir