Mostrando postagens com marcador alcantara o filme. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador alcantara o filme. Mostrar todas as postagens

domingo, 9 de março de 2014

MUNDO DA CIENCIA

COMO ATRAIR O ALUNO PARA O MUNDO DAS CIÊNCIAS

Não há dúvidas de que as ciências exatas são imprescindíveis para o desenvolvimento do País. Mas há dificuldade no aprendizado, o que gera desinteresse dos alunos. Como mudar esse cenário?



"Apesar de seu imenso potencial e de sua extrema importância, a Matemática, bem como a Física e a Química, está entre as disciplinas mais temidas pelos alunos. O grau de dificuldade dos conteúdos acaba gerando falta de interesse, que, por sua vez, resulta no baixo nível de aprendizado. Na opinião de Porto, a forma de ensinar pode estar entre as causas desse cenário desanimador. “A matemática pode ser ensinada de maneira menos careta e de forma mais lúdica e muito mais divertida”, considera o matemático. Ele sugere que conteúdos como a teoria dos grafos e o teorema das 4 cores podem ser explorados de maneiras que permitam à criança brincar e, ao mesmo tempo, aprender a pensar. “Há alguns problemas da teoria dos grafos, por exemplo, que podem ser traduzidos em jogos. E o teorema das 4 cores, que pode ser aplicado por meio da atividade de colorir um mapa, é uma brincadeira matemática”, observa. E completa: “A matemática exige um pouco mais, mas se você incentivar as pessoas, ela será compreendida. Dizer que é ruim em matemática é uma questão cultural no Brasil que precisa ser mudada, a pessoa deve se envergonhar de ser ruim em matemática”.

Para Mario Donizete Domingos, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Abramundo e curador científico do Instituto Abramundo, não há dúvidas de que a forma de ensinar pode cativar o aluno para a matemática e as demais disciplinas da área de ciências exatas. “Uma estratégia interessante é construir coisas, como [simular] a construção de uma ponte, a molecada adora construir”, comenta. Nesse processo, acrescenta Domingos, podem ser ensinados conceitos de força, resistência e outros pontos relacionados à matemática e à física. Já para ensinar química, ele sugere experimentos com reações químicas na cozinha. “Fazer um pão, ver crescer a massa, é uma reação química, e qualquer criança curte fazer isso”, afirma. Domingos chama a atenção para as novas tecnologias, que também possibilitam situações muito interessantes para o aprendizado das ciências. “Há várias alternativas com computação, robótica, arte e tecnologia e recursos mais avançados, como as impressoras 3D, que atraem a atenção dos alunos”, considera.

O que não dá, na opinião do especialista, é apresentar uma fórmula e mandar o aluno a utilizá-la. “Ninguém aprende com isso”, sentencia. Ele destaca que a matemática é uma linguagem e, como tal, é extremamente necessária para o aprendizado de outras disciplinas como a Física. “Se eu não sei matemática, eu não vou compreender física e também vou ter dificuldade em química e até em outras áreas”, adverte. E acrescenta que a contextualização do conteúdo deve ser voltada a situações do cotidiano dos estudantes. “Uma tela de computador, por exemplo, é uma matriz de pontos, que é um conteúdo do ensino médio. Primeiro os alunos devem olhar essa tela como uma matriz, verificar seu funcionamento e, depois, justificar a utilização prática desse conteúdo”, orienta.

Image: Banco de Imagens Google

Leia mais em: 

LINK FONTE: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/29731/como-atrair-o-aluno-para-o-mundo-das-ciencias/

PAZ PARA O QUILOMBO


Conflito quilombola pode estar próximo de ser resolvido

FCP faz reunião para solucionar conflito em Alcântara. Comunidades quilombolas resistem ao estudo de impacto ambiental da área para o lançamento de foguete.


#mirg
#quilombo
#alcantaraofilme
#paz

LINK FONTE: hpalmares.gov.br

Quilombo de Alcântara

Universidade Técnica de Darmstadt, Alemanha, realiza pesquisa sobre as Comunidades Quilombolas de Alcântara, estado do Maranhão.




LINK FONTE: quilombosnews.

sábado, 1 de março de 2014

Pesquisa de Conceito

A protagonista do meu roteiro se chama Natália de Almeida, é astrofísica, brasileira e mora em Berlim. Acho que esta imagem está bem perto do que visualizo pra ela no roteiro de Alcântara. 

O nome dessa moça da foto é Karolina Kurkova e faz parte da minha pesquisa de conceito e referência. Sugestões de atrizes são bem vindas. O que vocês acham? Eu a achei simplesmente cinematográfica.



Leia também: STORY

Karolina Kurkova é uma supermodelo tcheca, nascida quando seu país, a atual República Tcheca - fazia parte da Tchecoslováquia.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Com a palavra o Programa Espacial Brasileiro: Odisseia Tupiniquim

Na boca do povo!

Que honra!! 

Isso sim é um bom estimulo pra começar a semana. Obrigada pelo carinho e reconhecimento, prometo que vou me esforçar para transformar esse roteiro em filme e que ele seja digno e traga algo novo.


Sim, nós temos uma fanpage no facebbok mas o link sumiu aqui do Alq Blog...segue ai!
LINK FANPAGE: ALCANTARA NO FACE CLIQUE AQUI!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

A solução Batman! #gotancity #colonizarmarte

O que têm em comum um legislador mexicano, um físico brasileiro e um especialista uruguaio em tecnologia? A paixão pelo espaço e o desejo de dar um passo inédito para a humanidade, tornando-se os primeiros colonos de Marte.


Setenta latino-americanos integram a lista de mil pessoas de todo o mundo classificadas para a segunda fase de um longo processo seletivo da fundação holandesa Mars One, que se propõe a enviar colonos ao planeta vermelho a partir de 2025, sem possibilidade de retorno. Homens e mulheres de idades diferentes de Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Guatemala, México, Peru, República Dominicana e Uruguai estão dispostos a abandonar os estudos e os trabalhos em áreas tão diferentes quanto informática, jornalismo e medicina, entre outras, e se mudar para Marte, a 570 milhões de quilômetros da Terra.

"Quando a gente tem espírito científico, nada melhor do que esta oportunidade de conhecimento e experimentação", declarou à AFP Manoel Belém, um físico brasileiro de 58 anos que mora em São Paulo e que afirma querer ir a Marte "para alimentar a alma".

Leia a matéria na integra.