quarta-feira, 31 de julho de 2013

Trajetória do astronauta Marcos Pontes

Marcos Pontes

"Boa tarde a todos, hoje eu vim aqui contar um pouco da minha trajetória pra vocês. Minha família era realmente humilde. Meu pai era servente do Instituto Brasileiro do Café e minha mãe, escriturária da Rede Ferroviária Nacional. Eu não teria condições financeiras de pagar uma boa escola. O que eu fiz? Entrei para o Senai, que considero um serviço fantástico, e por meio dele consegui um trabalho como aprendiz de eletricista. Com esse salariozinho que ganhava, pagava um curso de técnico em eletrônica, à noite. Em 1980, me inscrevi para os exames de seleção da Academia da Força Aérea (AFA). Não podia pagar o colégio e o curso preparatório e, para estudar, contei com a ajuda de muitos professores do colégio, que me emprestaram livros. Os exames foram difíceis, mas consegui passar em segundo lugar em todo o país. Entrei na AFA em 1981 e recebi meu brevê de piloto e a espada de oficial da Força Aérea em 1984. Aí, então, me tornei piloto de caça. Depois, em 1989, fui aprovado no processo seletivo do curso de Engenharia Aeronáutica do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e, em 1996, seguindo ainda a área acadêmica, me mudei com minha esposa e meu filho para Monterey, na Califórnia, para fazer Mestrado em Sistemas de Engenharia. Foi preciso muita persistência, mas eu não acho que tenha nada de extraordinário, sou uma pessoa como qualquer outra. Acho que essa é a grande lição que posso passar para os jovens: acreditar e investir em si mesmo, sonhando e traçando um objetivo para o futuro é fundamental. Meu primeiro sonho não era ser astronauta, era ser piloto da Força Aérea. Sou de Bauru e ia de bicicleta até um aeroporto próximo só pra ficar vendo os aviões decolando e pousando. Adorava também ver os aviões da Esquadrilha da Fumaça. E a motivação foi essa, de ser piloto."

domingo, 21 de julho de 2013

Mercado Publicitário aponta para o espaço

Alcântara, a cidade que tem o melhor espaço porto do planeta, vai bombar...
e o melhor de tudo é que ela nossa!



Temos observado que diversas marcas estão investindo no tema espacial. A RED BULL está patrocinando um novo esporte que consiste em saltar da estratosfera terrestre. A nova propaganda da VIVO traz um disco voador para dizer as pessoas que sua tecnologia é avançada. A AXE (desodorante) fez uma promoção onde selecionou 22 pessoas no mundo todo para levar a uma viagem espacial; entre eles dois são brasileiros. A nave londrina VIRGIN GALATIK se prepara para decolar levando celebridades como Angelina Jolie, Brad Pitt, Nick Lauda, Paris Hilton pela quantia de 120 mil libras. A presidente Dilma Roussef acaba de assinar o PNAE, documento que autoriza a liberação de 260 milhões para ciência e tecnologia. Durante a FLIP - Feira Literária de Paraty, um astronauta estava passeando pelas ruas da cidade. Recentemente o GOOGLE colocou um game de Ovnis em sua página principal. Agora chegou a vez da COCA-COLA colocar o Universo e um astronauta em seu novo comercial que está sendo veiculado na televisão. Diante de tudo isso estamos aguardando ansiosos por este futuro que se faz tão próximo: constatar que o astronauta virou referência de herói para crianças e jovens, e claro, ver o Programa Espacial Brasileiro decolar e o Brasil conquistar seu lugar no espaço.

sábado, 6 de julho de 2013

O que faz um astronauta na Flip ?

Pra quem esteve presente na Feira Internacional de Literatura de Paraty teve uma surpresa agradável e inusitada; um astronauta passeava pelas ruas e distribuindo sorrisos para crianças e jovens. Lindo!


terça-feira, 21 de maio de 2013

Alcântara


                                                            “ ALCÂNTARA”
                                          Um filme de Miriam Rezende Gonçalves

Apresentação

Carlos Alberto Pedrini, engenheiro mecânico, trabalhava no projeto Veículo Lançador de Satélites da Aeronáutica e morreu misteriosamente. “Alcântara” é o resultado dessa pesquisa que comecei há 9 anos, quando eu e minha família fomos surpreendidos pela notícia da explosão da torre de Lançamento de Alcântara, em 2003. Carlos foi condecorado como HERÓI e recebeu as mais altas comandas que um civil pode receber no país. Carlos era um idealista que perdeu precocemente a vida acreditando que o Brasil poderia conquistar o espaço. Carlos era meu primo e é a ele que dedico este trabalho.

Alcântara – palavra árabe que significa “a ponte” – é uma cidadezinha do estado do Maranhão com localização privilegiada, o lugar mais próximo da linha do Equador. Isso quer dizer que qualquer satélite que saia de suas bases tem uma economia de 30% em seu lançamento. Essa península sempre foi muito disputada e é parte de um projeto para se tornar o melhor espaço-porto do planeta, inclusive cobiçada a se tornar território internacional, sob fortes protestos nacionalistas.

Alcântara é um território cercado de interesses diversos e difusos, alguns públicos e conhecidos, outros ocultos e misteriosos. O Programa Espacial Brasileiro começa uma nova fase de pesquisa e pioneirismo tecnológico com a reconstrução da base de lançamento em Alcântara. Ao lado disso, volta-se a falar do interesse internacional sobre a Amazônia e o controle aéreo da região, através do nebuloso projeto Sivam. (Ex) Quilombolas reivindicam o lugar como altar de seus ancestrais, um solo sagrado que precisa ser vigiado à todo custo. Estudiosos de óvnis, alegam que Alcântara é um porto de embarque e desembarque de objetos voadores não-identificados, com relatos de avistamentos e contatos de 3.º grau e 4.º graus. 

O roteiro dramatúrgico de “Alcântara” é um thriller de suspense que foi selecionado para o “Laboratório de Roteiro de Longa-Metragem”, do dramaturgo cubano Eliseo Altunaga e aprovado para o seminário “Histórias de Roteiristas 2012”, do Núcleo de Audiovisual da Universidade Mackenzie. Esta história é apresentada em formato de longa-metragem com forte potencial para se transformar num seriado especial de TV. Este projeto quer revelar ao  público brasileiro que o país tem um adiantado e sério Programa Espacial que envolve centenas de pessoas, especialistas, técnicos e intelectuais dedicados a desenvolver uma tecnologia própria. Poucas vezes tratado pela cinematografia nacional, o filme quer revelar este universo dos avanços da ciência e da tecnologia aeroespacial brasileira.

Meu Brasil brasileiro.

Nós temos Alcântara! 


Vamos juntos mudar os padrões e trazer um novo conceito de herói para as crianças e jovens do Brasil? 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Descarga elétrica provocada por um foguete

Muita gente tentou explicar o que continha na foto, mas quase ninguém chegou perto da realidade. A foto abaixo trata-se de uma experiência realizada por uma Universidade dos EUA para entender como se comporta as descargas elétricas provocadas por foguetes.




segunda-feira, 13 de maio de 2013

Alcântara Cyclone Space

Em sociedade com o governo da Ucrânia, governo brasileiro controe Base Espacial Civil ao lado da Base militar brasileira. 

Alcântara Cyclone Space (ACS) é uma empresa pública binacional de capital brasileiro e ucraniano constituída em 31 de agosto de 2006 com o objetivo de comercialização e lançamento de satélites utilizando o Foguete Espacial Ucraniano Cyclone - 4 a partir do Centro de Lançamento de AlcântaraA concretização da criação da empresa foi realizada em 21 de outubro de 2003, na assinatura do Tratado de Cooperação de Longo Prazo na Utilização do Veículo de Lançamento Cyclone-4, onde qualquer país poderá fazer um lançamento através deste foguete.


As negociações entre os dois governos iniciaram-se formalmente em 18 de novembro de 1999, com a assinatura do Acordo-Quadro sobre a Cooperação de Usos Pacíficos do Espaço Exterior. O investimento inicial de cada país foi estipulado em 80 milhões de dólares e que, no caso brasileiro, seria feito pela Empresa Brasielira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero). Em março de 2009, o Governo brasileiro aumentou o capital financeiro da empresa em 100 milhões de reais, sendo 50 milhões responsabilidade de cada um dos governos.


Nossa equipe esteve visitando a cidade e soubemos da BASE CIVIL (projeto faraônico ainda em construção). Oficializamos um pedido para visitação que não foi autorizado, sob alegação de não sermos cidadãos civis. Constatamos que as obras estão a todo vapor e sendo executadas por duas grandes construtoras; a Camargo Corrêa e a Odebrecth. Alcântara, o melhor espaço-porto do planeta, está prestes a ter duas bases espaciais, uma militar e em breve uma civil. Fizemos estas fotos acima no escritório da Cyclone Space, e agora aguardamos o convite para conhecer o local, afinal, temos a benção da AEB.

Leia também:
http://alcantaraofilme.blogspot.com.br/2013/02/corrida-espacial-10022013-1539-programa.html